Banshee

A criatura tem origem na mitologia celta e faz parte do folclore europeu e também é dito que ela é conhecida como Bean sídhe, bean-nighe e bean chaointe.
Seu nome parece vir de bansidhe, que significa fada, portanto é tido como uma espécie de fada, sendo a mais sombria dentre todas.
Segundo as crenças locais, ela é uma mensageira do mundo inferior, um presságio de morte, sendo relatados que a quantidade de gritos que ela emite é o número de dias restantes para a pessoa que a ouve. Os gritos por sua vez são estridentes, tristes como de lamentações, a lembrar o uivo do vento. Tão alto que pode ser ouvido de muito longe. 
Acredita-se que pessoas dotadas de dons como canto e música, visões e profecias são protegidas por espíritos. Espíritos da vida e espíritos de sorte e morte. As pessoas que possuem o dom de profecia, são chamadas de Fey e são guiadas por espíritos da vida. As que possuem o de visões são mensageiras, e a elas é dado o nome de Banshee.  
Também é dito que essas fadas são guardiãs especiais de algumas famílias Irlandesas, e aparecem e lamentam apenas a morte destes. (Os O'Neills, os O'Briens, os O'Connors, os O'Gradys e os Klattes). Quando um dos membros dessa família falece longe do seu local de origem, a Banshee geme avisando o resto dos parentes da notícia. (Existem variações que dizem que não precisa fazer parte especificamente dessas famílias).
 
 
 
Variando conforme o local, e lembrando que atualmente a lenda se expandiu para fora da europa, também dizem que ela na verdade foi uma mulher amaldiçoada por ser tão vaidosa, e portanto agora vaga como uma figura indesejada e assustadora, ou que morreu de forma trágica e agora leva o aviso para as pessoas que vão morrer de forma violenta em breve.
 
Independente da origem, a maioria das aparições são durante a noite, as pessoas geralmente acordam com o grito da Banshee, e ao espiar pela janela ou ir pessoalmente conferir o que está havendo, pessoas relataram ver uma mulher, vezes velha, vezes jovem, com cabelos esvoaçantes negros ou ruivos e olhos completamente negros e lacrimejantes, vestida envolvida com uma capa negra ou de outra cor escura, ou uma mortalha e ás vezes com um capuz.
 
 
Também foram relatadas aparições da Banshee como uma mulher lavando roupas sujas de sangue, essas roupas, se a pessoa conseguir notar, pertencem a quem irá morrer.