Psicose (1960)

Psycho (no Brasil, Psicose) é um filme norte-americano de 1960, dos gêneros suspense e terror, dirigido por Alfred Hitchcock.
Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.
 
O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly. O filme foi eleito o 18º melhor de todos os tempos pelo AFI (Instituto Americano de Cinema).
 
Sinopse:
Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que furta 40 mil dólares de uma imobiliária, lugar onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Quando tenta fugir, ela enfrenta uma forte tempestade, que a faz que pegue outro caminho e encontre um velho hotel. O lugar é administrado por um homem chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que sustenta um forte e doentio respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem imaginar o que a espera.
 
 
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=Wz719b9QUqY