Trevo de Quatro Folhas

"Se quatro folhas o trevo tiver, terás boa sorte no que vier."
 
O trevo de quatro folhas, há muito tempo é associado a boa sorte e prosperidade. É tão antiga essa crença, que não se pode afirmar exatamente de onde surgiu a ideia de relacionar a planta com o destino de quem a encontra.
Sabe-se que na Irlanda essa crença é muito mais forte do que nas américas (e acredito que de outros lugares também) já que lá, a planta está ligada ao padroeiro do país, São Patrício.
Alguns afirmam que essa crença teve origem do povo celta, mas não achei muita coisa a respeito. 
 
 
Também é correto dizer que o trevo de quatro folhas, é na verdade uma anomalia. Como o nome científico da planta sugere - Trifolium repens - o correto é que nasça apenas três folhas. Esse é o motivo de um trevo de quatro folhas ser tão difícil de ser encontrado, já que o normal, de três folhas, brota com muita facilidade e ás vezes é dado como "praga".
 
Uma das prováveis razões de uma pessoa se considerar sortuda ao encontrar a plata "anormal" é justamente essa, a raridade. Imagine que você andando ao meio de um monte de rosas vermelhas, encontre uma única rosa roxa! (Sim, eu sei... também nunca vi uma rosa roxa, mas é só um exemplo).
 
 
Outras possíveis explicações é que quatro é um número especial e totalmente ligado a natureza, que por sinal era muito exaltada em tempos antigos por povos pagãos.
São quatro estações (Outono, Inverno, Verão e Inverno), quatro fases da lua, quatro pontos cardeais, quatro elementos (terra, ar, água e fogo). 
Outras pessoas dizem que cada folha representa uma virtude, normalmente sendo esperança, fé, amor e sorte.