Borboletas

 

As superstições relacionadas às borboletas - e outros animais alados - são sempre muito difundidas. Existem inúmeras lendas e casos para afirmar e confirmar cada crença. 
Notei entretanto, que mesmo sendo comuns tais lendas, pouca coisa é de fato pesquisada e compartilhada sobre as borboletas.
Ao fazer a busca, me deparei com fatos interessantes, que os anoto abaixo mostrando a origem e as razões de tais superstições.
 
Falando dos dias atuais, principalmente no méxico, a crença de que borboletas possam ser almas ou espíritos de pessoas falecidas é muito forte, apesar de não ser exclusividade de lá - encontra-se as mesmas crenças em uma parte da cultura oriental, por exemplo.
O fato é que próximo do feriado dos mortos, borboletas monarcas migram para a região. Sabemos que essa data tem uma comemoração toda especial naquela região, temos até mesmo uma personificação santificada pelo povo mexicano - a Santa Muerte. A longa e graciosa viagem dos insetos até a região em uma data tão forte é tida como uma espécie de sinal.
Alguns acreditam que são almas esperando pelo julgamento, almas apegadas ao mundo, que morreram jovem ou há pouco tempo, ou que são simplesmente entes queridos visitando os vivos.
Essa crença também era válida antigamente para os egípcios, que acreditavam que quando uma pessoa morria, o espírito da mesma se transformava em borboleta.
 
 
Vamos fazer uma nota para o fato que o nome dado em grego para borboleta é psique, que quer dizer alma.
 
No Japão, a borboleta tem uma simbologia mais singela; quando uma é vista, é sinal de renovação e esperança; quando duas são vistas, é sinal de amor e romance por vir. Entretando, se várias são vistas juntas num mesmo lugar, é azar, uma temporada de má sorte nos dias próximos.
 
 
Claro que existem variações, como em toda crença.
Por exemplo, na Alemanha, era normal que as pessoas acreditassem que borboletas eram feiticeiras que se transformavam e voavam em cima do leite ou outros produtos caseiros derivados do mesmo na intenção de roubar. Algo parecido é transmitido no Brasil, onde em alguns estados, acreditam que a mariposa ao aparecer perto do anoitecer (aquela borboleta marrom, menor) seja uma bruxa disfarçada! 
 
 
Já no cristianismo, ela é muitas vezes ligada a renovação devido a sua metamorfose, de larva à inseto belo e alado.
 
A fama de mensageira veio provavelmente pelo fato de poderem evoluir e voar. Algumas crenças indigenas juram que se você capturar uma borboleta e dizer a ela o seu desejo - desde que seja puro e não prejudique ninguém, ao soltar a criaturinha, ela levará o seu desejo a um espírito grande (ancestral, creio eu) que o realizará. 
 
Quanto a pobre borboleta preta... não preciso dizer da fama dos animais pretos, preciso? Talvez apenas pela sua cor, muitos interpretam como mensageiros do mal, das trevas e de tudo que pode ser ruim. Não digo que isso seja irreal, quem sabe o que uma criatura tão pura quanto um animal (seja ele qual for) pode ver ou sentir? 
 
 
 
Então para se pensar, ainda assim, se forem mensageiros, mesmo que de notícias ruins, não estão de algum modo nos prestando um favor?
 
 
As lendas:
 
https://www.mundo-nipo.com/cultura-japonesa/mitos-e-lendas/19/01/2013/lendas-sobre-borboletas/
 
https://ciganacarmencita.blogspot.com.br/2012/03/lenda-da-borboleta.html